segunda-feira, 3 de junho de 2013

Barragens garantem 900 mil euros para projectos sociais







Fonte: Agência Lusa

"Os projetos sociais existentes nas zonas das novas barragens portuguesas podem candidatar-se a partir de hoje ao apoio de um programa da EDP, que em cinco anos já disponibilizou 900 mil euros.
A elétrica nacional lançou hoje a quinta edição do "EDP Solidária Barragens" que já apoiou, em anos anteriores, 32 projetos sociais que beneficiaram cerca de sete mil pessoas, segundo divulgou a empresa.
O orçamento para a edição deste ano é de 200 mil euros, que somados às anteriores, totalizam um montante global de 900 mil euros disponibilizados para este programa que abrange, sobretudo a região de Trás-os-Montes, onde estão em construção as barragens do Tua e do Sabor.
O prazo para candidaturas começa hoje e termina a 15 de julho, "mantendo-se os critérios de seleção que privilegiam o número de pessoas beneficiadas, sustentabilidade e relevância social", indica a empresa.
O programa foi criado para "apoiar a melhoria da qualidade de vida das populações abrangidas pelos investimentos da EDP em novos projetos hidroelétricos " e a área elegível estende-se por 15 concelhos.
Podem candidatar-se a este apoio projetos sociais de Alfândega da Fé, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Murça, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Amarante, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vale de Cambra e Vieira do Minho".



Óptima oportunidade para algumas entidades colectivas, como o Centro Social e Paroquial de ou a Associação Cultural e Recreativa de Torre de Dona Chama, poder obter verbas para valorização do seu património ou actividades.
Nos anos anteriores, foram atribuídas verbas a projectos afectos a entidades similares…

Não da Torre, que normalmente dorme na forma…

domingo, 2 de junho de 2013

QUARTEL DA GNR DE TORRE DE DONA CHAMA



         
  

                  Agora é de vez…!







Foi publicado em Diário da República, no passado dia 28 de Maio, o concurso público para Reabilitação e Adaptação do Edifício da Casa do Povo a Posto da G.N.R. de Torre de Dona Chama.


Ver aqui o DR, II série







O valor do preço base do procedimento é de €496.100,00 e o prazo contratual de execução é de 180 dias.
Por isso, se não houver problemas concursais, ou orçamentais, é crível que, pelo menos no primeiro semestre de 2014, a obra esteja concluída.




Para além de tornar realidade o que, durante muitos anos, parecia não passar de anúncio panfletário, esta decisão (assim se espera) afasta a possibilidade da Torre de Dona Chama perder mais um serviço público.



Actualização (3 de Janeiro de 2015):

Apesar de mais um atraso significativo, as obras lá começaram.
Agora é mesmo de vez...